
O Fluminense não tomou conhecimento do atual campeão brasileiro e venceu o Flamengo por 2 a 1 e acabou com um jejum de vitórias sobre o rival que durava desde fevereiro de 2008 ou nove jogos.
Este foi o primeiro jogo do Flamengo depois de oficializada a saída de Adriano, que deve fechar com a Roma (ITA). Já o Fluminense teve o time titular em campo. Fred que era dúvida, foi para o jogo. Este foi o primeiro clássico de Muricy Ramalho como técnico do Fluminense.
O jogo começou em ritmo alucinante. Com 12 segundos, Fred chutou ao gol de Bruno (que estava com a camisa a la Tabajara). O Flamengo respondeu aos dois minutos com Juan de fora da área.
Aos quatro minutos, Carlinhos cruzou da esquerda e Fred cabeceou para o chão, mas Bruno fez linda defesa. O Fluminense chegava muito pelo lado esquerdo com Carlinhos e o time marcava a saída de bola e dominava a partida.
Até que aos 10 minutos, o argentino Conca fez boa jogada e tocou para Rodriguinho (foto), em posição legal, chutar cruzado para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Fluminense. E só dava Flu. Um minuto depois, Marquinho já assustava Bruno mais uma vez. Na metade do primeiro tempo, o Fluminense tinha 79% de posse de bola.
A melhor chance do Flamengo na primeira etapa saiu com Vagner Love que ganhou da defesa e deu um toque para encobrir Rafael, mas o goleiro espalmou para escanteio. Pouco depois, Rafael pegou um chute de Vinicius Pacheco.
Com 31 minutos, Rodriguinho marcou de cabeça, mas o assistente Marco Aurélio Pessanha acertou ao assinalar impedimento do atacante. O Flamengo sentia falta de um homem de criação no meio campo. Essa é uma posição carente no rubro-negro.
Rogério Lourenço percebeu que faltava alguém na meia e fez duas alterações no intervalo. Saíram Rômulo e Vinicius Pacheco para as entradas de Ramon e do garoto Diego Maurício. Outra mudança foi no uniforme do goleiro Bruno que abandonou a camisa a la Tabajara ou Unidos da Tijuca, como queiram.
O Flamengo até que deu uma organizada com as alterações, mas quem marcou foi o Fluminense. Mariano cruzou, Marquinho ajeitou e Conca encheu o pé de fora da área para fazer o segundo do Fluzão. Bruno voou, mas não adiantou.
O Fluminense quase fez o terceiro. Diguinho (que fez uma bela partida) cruzou para Marquinho cabecear. A bola passou muito perto do gol.
O Flamengo abusava das faltas, tanto que aos 30 minutos, Fernando foi expulso por cometer infração violenta em Carlinhos. O volante não tinha nem cartão amarelo. Antes de Fernando, Toró já merecia ter sido expulso por um tapa que deu em Conca e um chute em Rodriguinho.
A primeira alteração de Muricy foi quase aos 40 da etapa final. Alan no lugar de Rodriguinho, que jogou muito bem essa noite e foi aplaudido pela torcida enquanto deixava o gramado.
Aos 46, o Flamengo descontou com um golaço do goleiro Bruno cobrando falta. O arqueiro rubro-negro bateu com maestria e Rafael nem se mexeu no lance. Este foi o quarto gol de Bruno na carreira, mas não dava mais tempo para uma reação e merecidamente o Fluminense venceu.
O Fluminense tem crescido no campeonato. Já podemos observar o dedo de Muricy Ramalho no comando do Flu. O time está bem treinado e organizado taticamente. Já o Flamengo ainda sente o baque pela eliminação da Libertadores. Uma debandada geral pode acontecer na Gávea e o futuro da equipe pode não ser o esperado pela torcida. Algumas mudanças precisam ser feitas e além de reforços, o Flamengo precisa de um técnico, até porque Rogério Lourenço não tem cacife para comandar um time da grandeza do Flamengo.
Ouros Resultados: Grêmio 3 x0 Avaí e Vitória 4 x 3 Atlético-MG.